5 Desvantagens de NÃO Escolher Um Síndico Profissional

Pense na seguinte situação.

Você tem um problema de barulho por parte de um vizinho. Já fez de tudo para que este problema acabe, mas parece que o vizinho nem dá ouvidos. E pior, o barulho fica maior a cada dia. Nada no seu dia funciona bem. Quando chega em casa para descansar, percebe que era melhor ter ficado no trabalho.

Então você resolve falar com o síndico, que é morador do condomínio também, e descobre que esse vizinho barulhento é amigo do seu síndico. Que situação! Agora você entende o porquê do seu vizinho nem ligar para as regras.

Esse cenário é bem comum. Os condomínios que optam por uma solução aparentemente mais barata (ter um síndico morador) sofrem com isso e outros itens que iremos listar abaixo.

Mas antes, não queremos generalizar. Os pontos a seguir não querem dizer que todo síndico morador comete os mesmos erros. Nesses 10 anos de experiência que a Lavor tem, percebemos onde os condomínios mais perdem por não contratarem um síndico profissional.

  1. Decisões tomadas baseadas em amizades ou conchavos, não em fatos. Sempre que um síndico profissional recebe alguma reclamação, ele procurará no regimento interno se o morador infringiu e quais as medidas que podem ser tomadas. Tudo isso na medida certa.
  2. Dificuldade de negociação com fornecedores. O síndico morador não tem o poder negociação igual de um profissional. No caso da Lavor, temos mais de 50 condomínios em que somos síndicos. Pense no poder de barganha que a empresa tem ao solicitar a prestação de serviços para o seu condomínio.
  3. Desconhecimento da legislação, pondo em risco o condomínio. Muitas vezes, o síndico morador nem tem noção da responsabilidade que esse cargo exige. Por este motivo, um síndico profissional sempre tem uma apoio jurídico para tomar suas decisões. A Lavor tem entre seus sócios pessoas com formação na área do direito e com espacialização na área condominial. Além de ter apoio jurídico de um escritório de advocacia.
  4. O síndico morador precisa de férias e pode ficar doente. O síndico morador não tem como ficar 24 horas disponível para os moradores em todos os dias do ano. Ninguém pode. No entanto, a Lavor conta com 16 funcionários com treinamento de síndico profissional e se revezam para poder oferecer suporte 24×7.
  5. Desgastes entre moradores por conta do cargo de síndico. Por causa da politicagem, muitas amizades são desfeitas. Não permita que isso ocorre em seu condomínio. Escolha um síndico profissional.]

Esperamos que esses itens possam ajudar você a decidir por escolher um síndico profissional. Estamos à disposição para explicar melhor as vantagens de escolher a nossa empresa para seu condomínio.